sexta-feira, 15 de abril de 2016

Rejuvelac - Veganana

Rejuvelac - Veganana: "VOCÊ VAI PRECISAR DE:


1 xícara de grãos de trigo integral orgânico
5 xícaras de água filtrada em temperatura ambiente
1 pote de vidro lavado
1 jarra de vidro com tampa para guardar na geladeira
coador de plástico
tule para cobrir ou um guardanapo de tecido tipo fralda


PREPARO


Comece esterilizando um pote de vidro com água fervendo. Deixe esfriar. Lave bem os grãos de trigo varias vezes. Eu costumo lavar umas 4 ou 5 vezes. Coloque os grãos de trigo lavados e escorridos no pote de vidro que foi esterilizado. O pote deve estar frio. Cubra com voal e deixe descansar por 8 horas na água.



Depois de 8 horas de molho, escorra os grãos e lave novamente. Coloque então os grãos para germinar em uma peneira de plástico. 

IMPORTANTE!  Não use metal durante o processo de preparo do rejuvelac.

Cubra a peneira com uma toalha de papel e deixe em um canto da cozinha para germinar. O processo de germinação vai depender da temperatura ambiente. Eu geralmente deixo 8 horas para germinar. É possível fazer o rejuvelac sem germinar os grãos, mas eu prefiro germinar sempre. Quando começarem a surgir pontinhos brancos nos grãos, esta começando a germinar. Não é necessário deixar germinar muito. Neste ponto já esta pronto para começar a fermentação do rejuvelac. Agora é a hora de usar a jarra de vidro. Lave bem e esterilize com água fervendo antes de usar. Os cuidados de higiene e limpeza são muito importantes para o preparo do rejuvelac.

Coloque os grãos na jarra já fria e adicione as 5 xícaras de água filtrada. Acomode os grãos na base apenas movendo um pouco a jarra se necessário. Cubra com um voal ou tecido de fralda. Se for necessário use um elástico para manter o voal sobre a jarra. E importante que haja ventilação necessária para que o processo de fermentação seja perfeito. Coloque então a jarra em um lugar da sua cozinha que você vai escolher, afastado da luz solar. Eu já percebi que no meu caso faz diferença o local que eu coloco. Já aconteceu de eu mudar o lugar e o rejuvelac não ficou legal. Eu coloco sempre em cima de um balcão num cantinho encostado na parede longe da luz do sol. E neste local onde eu consigo os melhores resultados.


Deixe fermentar por 48 horas. Você vai notar que a água vai se tornar turva, meio esbranquiçada. Uma fina camada de espuma vai se formar no topo e se você olhar vai perceber a fermentação. Pequenas bolhas sobem para o topo o tempo todo. Você vai sentir o aroma da fermentação.

Após 48 horas de fermentação esta na hora de remover o liquido. Prepare outra jarra de vidro (lave bem e esterilize com água fervente deixando esfriar antes de usar). A jarra deve ser grande o suficiente para colocar o rejuvelac. Use um coador pequeno de plástico e despeje o liquido na jarra vazia.

Tampe a jarra com o rejuvelac e leve a geladeira. Esta pronto para beber. E uma delicia geladinho. Você pode conservar o rejuvelac no vidro por ate 5 dias na geladeira. Pode servir com sumo de limão fresco ou puro. Eu gosto dos dois. Me acostumei muito com o sabor do rejuvelac. Quando coloco limão não e para melhorar o sabor, mas sim para enriquecer os nutrientes.



Depois de pronto o primeiro rejuvelac de 48 horas lave bem os grãos e coloque na peneira plástica. Deixe escorrendo. Lave a jarra em água corrente para remover resíduos da fermentação anterior (eu uso esta água para as minhas plantas) . Enxague bem. Despeje os grãos de volta na jarra e acrescente 5 xícaras de água filtrada para a segunda fase da fermentação. O mesmo procedimento anterior. Cubra com o filó ou voal e leve para o cantinho da cozinha que você escolheu. Deixe fermentando por 24 horas. Terminado este tempo, repita a mesma operação. Remova o rejuvelac da segunda fermentação, coloque na geladeira em recipiente de vidro previamente preparado conforme instruções acima. Tampe e conserve o rejuvelac de segunda fermentação na geladeira.




Lave os grãos novamente e prepare a jarra para a terceira fermentação. Esta será a ultima. Você vai deixar mais 24 horas fermentando. Terminado o tempo da terceira fermentação, guarde o rejuvelac na geladeira e lave os grãos em água corrente.

Os grãos germinados são maravilhosos para fazer diversas receitas. Você pode fazer saladas maravilhosas, pode usar nas vitaminas e sucos, pode também preparar massa para o delicioso pão essênio, fazer cookies desidratados e muito mais. Com certeza você vai ter muitas ideias para usar os grãos germinados.
"



'via Blog this'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É natural

TOP 10